Embaixada de Luxemburgo em Brasília não consegue absorver demanda de passaportes

Compartilhe em:

A Representação diplomática de Luxemburgo no Brasil começou a oferecer o serviço de emissão de passaportes e IDs em março de 2020.

Ela já começou com uma demanda reprimida de muitas pessoas desejando obter o documento. A pandemia e restrições de viagem represaram a busca da cidadania, mas com a retomada da normalidade, o volume de brasileiros que obtém o acesso a cidadania (seja por transmissão automática, recuperação ou opção) está crescendo muito.

Com isso a demanda por documentos só aumenta. Já estamos tendo casos de RENOVAÇÃO de passaporte vencido. Isto se reflete no prazo para atendimento na Embaixada, que foi aumentando, de 1, 2, 3 , 4 e agora já está em 5 meses de espera para atendimento!

E veja a diferença do Brasil em relação aos Estados Unidos que possuem 3 postos de coleta de biometria para realizar o mesmo procedimento. Isso com um volume muito menor de cidadãos com dupla nacionalidade vivendo no país.

Todos nossos clientes elogiam a cordialidade e o bom atendimento na Embaixada de Brasília. Mas esperamos que o Sr. Ministro das relações exteriores de Luxemburgo perceba o problema da fila crescente de pedidos e crie um novo posto de atendimento, preferencialmente no Sul do Brasil onde se concentra a maioria dos cidadãos luxemburgueses vivendo no Brasil.

5 respostas para “Embaixada de Luxemburgo em Brasília não consegue absorver demanda de passaportes”

  1. Concordo , poderia tem um posto de atendimento e Florianópolis , no meio da região sul , onde está localizado o maior número de cidadãos luxemburgueses .

  2. Tentei agendar em Washington a confecção do passaporte e ID mas informaram que residentes do Brasil só podem fazer em Luxemburgo ou Brasília, é isto mesmo ou existe alguma forma de conseguir fazer lá ou em NY?

    1. Com a abertura da embaixada no Brasil algumas representações de Luxemburgo estão respeitando a jurisdição da embaixada brasileira e não estão fazendo documentos para cidadãos brasileiros em outros países e não ser que tem um comprovante de residência no seu nome neste outro país. Então, a única forma de conseguir fazer nos EUA é ter um comprovante de residencia da jurisdição deles.

  3. Bom dia, alguma informação atualizada? Se o tempo de espera diminuiu ou aumentou? Meu passaporte vence em Out/24, preciso encaminhar a renovação.

    1. Infelizmente com a efetivação de pedidos de nacionalidade, a fila só aumenta pois não ampliam o número de atendentes. A fila para espera para ser chamado para coleta das digitais já está em 7 meses. Já tentamos contato com a Embaixada, mas não respondem a esta questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *